Visão Geral

Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre seus membros. As boas práticas de governança corporativa convertem princípios básicos em recomendações objetivas, contribuindo para a qualidade da gestão da organização, sua longevidade e o bem comum.

São princípios da Governança Corporativa: Transparência – Disponibilizar para as partes interessadas as informações que sejam de seu interesse e não apenas aquelas impostas por disposições de leis ou regulamentos; Equidade – Caracteriza-se pelo tratamento justo e isonômico de todos os sócios e demais partes interessadas (stakeholders); Prestação de Contas (accountability) – Os agentes de governança devem prestar contas de sua atuação de modo claro, assumindo integralmente as consequências de seus atos e omissões e atuando com diligência e responsabilidade; e Responsabilidade Corporativa – Os agentes de governança devem zelar pela viabilidade econômico-financeira das organizações, reduzir as externalidades negativas de seus negócios e suas operações e aumentar as positivas, levando em consideração os diversos capitais no curto, médio e longo prazos.